Jiu-Jitsu

02-10-2011 00:40

Jiu-Jitsu

O jiu-jitsu é uma perfeita arte científica marcial de defesa pessoal, tal característica que a eleva como invencível contra qualquer outra arte marcial em combate real.

O jiu-jitsu é um esporte intelectualizado tendo em vista sua complexidade , é considerada a luta mais abrangente que existe, pois nela há uma grande variedade de técnicas. Seu aprendizado é recomendado por médicos, psicólogos e educadores, como integrante da educação , paleativo de tensões psíquicas e fator de desenvolvimento físico. Seus movimentos regulam o controle motor, atuando como efeito da psicomotricidade, autoconfiança e total controle de sí mesmo, condicionando os reflexos, induzindo às decisões rápidas e seguras em situações caóticas e consequentemente desprovendo de complexos seus praticantes. O seu praticante, ganha como base fundamental a destreza, a rapidez e a flexibilidade, sem requerer de força bruta, a atenção e o equilíbrio é fundamental, pois o objetivo é possível utilizar da força do próprio adversário para aplicação de um golpe.

Conclue-se então que a vantagem dessa arte marcial é o auxílio no desenvolvimento da inteligência, da audácia, da coragem, da confiança na própria força, da agilidade e resistência a dor.

O conteúdo do jiu-jitsu

1) quedas (Ju-Dô)
2) traumatismos – atemi (Karatê-Jitsu)
3) torções (Aiki-Jitsu)
4) estrangulamentos
5) pressões
6) imobilizações
7) colocação (posição em combate)

Estes sete pontos caracterizam a completicidade da arte , e que a torna superior sobre as demais.

Formas de se praticar o jiu-jitsu
1) Esportivo: com ou sem kimono, sem golpes traumáticos, apenas utilizando projeções, chaves, estrangulamentos, imobilizações, torções, etc...;
2) Defesa pessoal: sem kimono e com técnicas específicas para se defender de um agressor;
3) Vale tudo: sem kimono, com golpes traumáticos, utilizando algumas técnicas de jiu-jitsu e defesa pessoal.